Share: Share with Email

Desafios e aprendizados do COVID-19: como avaliar e recrutar para vagas à distância

9/17/2020
Desafios e aprendizados do COVID-19: Como avaliar e recrutar para vaga à distância

Desafios e aprendizados do covid-19

A pandemia do novo coronavírus se tornou o maior acelerador de tendências observado até o momento. Os processos que antes eram feitos de forma offline ou presencial, totalmente ou em parte, se transformaram em processos digitais em questão de semanas ou até mesmo dias. Na Cushman & Wakefield não foi diferente e, em duas semanas, gerentes, coordenadores e dirigentes rapidamente se organizaram para migrar cerca de 500 colaboradores para o formato teletrabalho. 

Nesse sentido, apesar das dificuldades provenientes da pandemia, a área de Recrutamento e Seleção, liderada por Cynthia Colon, Gerente de Recursos Humanos, rapidamente se adaptou ao novo cenário do processo de contratação e integração dos novos funcionários e, o mais importante, manteve o nível de qualidade elevado nos processos seletivos. Cynthia Colon, analisa alguns dos benefícios e dificuldades que surgiram devido à rápida transição processo de seleção presencial para o virtual:

Alguns dos desafios identificados:

  • Gerenciamento de diversas ferramentas para agendar e conduzir entrevistas;
  • Perda de candidatos devido ao processo de e-mails e telefonemas; 
  • Perda de candidatos por conflitos de agenda; 
  • Incapacidade de acompanhar planos de alto volume de candidatos e realizar contratações mais rápidas;
  • Processo de aquisição de talentos lento ou ineficiente.
 
Conscientes das dificuldades que surgiram nessa mudança, a equipe de R&S rapidamente se adaptou e buscou aprimorar ainda mais seu desempenho para superar esse momento de mudanças e inseguranças. Cynthia destaca a importância da postura pró-ativa da equipe diante dos desafios “Foi e ainda tem sido bem desafiador, mas estamos constantemente analisando nossos processos e atuações, corrigindo rotas e planejando alcançar níveis ainda mais elevados. Podemos e devemos tirar aprendizados desse momento único que vivemos, mas é necessário olhar as situações com bastante clareza para entender o que pode ser feito para estimular o crescimento e evolução das entregas”.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é primordial entender os pontos positivos e negativos da tecnologia, extrair o suprassumo de cada uma e aprender a contornar as limitações para conseguir potencializar o trabalho realizado. Com a pandemia, a área de R&S teve a oportunidade de aumentar o alcance da atuação, conseguindo trabalhar com qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. Com as novas ferramentas incorporadas pela área, agora é possível fazer todo o processo de seleção, como divulgação das vagas (via portal Vagas.com e LinkedIn), entrevistas (Skype e Teams), testes (Disc) e contratação por meios virtuais, sem a necessidade de deslocar a equipe de casa. Desde que a implantação dessas novas ferramentas, no início da pandemia, a equipe identificou importantes ganhos com a realização do processo de seleção totalmente online, como:

  • Flexibilidade;
  • Respostas em tempo real;
  • Maior alcance de candidatos;
  • Agilidade na contratação;
  • Economia de tempo.

O processo de recrutamento online é uma prática que veio para ficar e em um mundo em que os desafios estão cada vez mais constantes, a inovação, os novos métodos de trabalho e as tecnologias que auxiliam nesse processo se tornaram cruciais para as empresas se manterem competitivas e com um bom nível de atendimento, seja para clientes externos e internos. O desafio passou a ser manter a qualidade de entrega, e entender que, com dedicação, é possível realizar um ótimo trabalho, elevando cada vez mais a qualidade do serviço realizado.

 

Featured Insights

Biofilia
Article • Workplace

BIOPHILIA

Known as biophilia, the concept of bringing natural elements to indoor spaces is gaining increasing importance.
10/22/2021
Sao Paulo Skyline
MarketBeat • Insights

Brazil MarketBeats

Cushman & Wakefield MarketBeat reports analyze quarterly economic and commercial real estate activity including supply, demand and pricing trends at the market and submarket levels.
Lucas Desalvo • 10/21/2021
Locação de Lajes Corporativas
Article • Office

LEASING OF CORPORATE SLABS

The real estate market has registered positive indicators, resulting from the improvement in the Brazilian economic environment. The investment in the construction of corporate projects is, by nature, a medium to long-term strategy, a factor that can be seen in the pipeline of new deliveries for the next three years, when the inauguration of approximately 243.8 thousand m² is planned.
10/4/2021

CAN'T FIND WHAT YOU'RE LOOKING FOR?

Get in touch with one of our professionals.