Share:

Escritório híbrido: o futuro do escritório

3/17/2021
A pandemia do coronavírus levou inúmeros funcionários a trabalharem de casa e forçando as empresas a estabeleceram novos modelos de trabalho. A principal constatação é que apesar de o trabalho remoto ter se provado eficiente para alguns, muitas pessoas continuam preferindo o trabalho presencial. Vantagens e desvantagens foram observadas durante este período e concluíu-se que o modelo híbrido será a tendência para o futuro dos escritórios.

escritório híbrido

Em casa, os funcionários precisam ter a infraestrutura e acesso as ferramentas de forma segura, da mesma maneira que no escritório. Além disso, a disciplina do colaborador é essencial para manter a produtividade e a comunicação entre os colegas.

No escritório, para manter a circulação segura de pessoas e de mercadorias, foi necessário ajustar o layout e investir em tecnologia. Nas áreas de uso comum como copas, baias rotativas, hall e ambientes de reunião que podem ter aglomerações, é necessário ter sinalizações com as devidas orientações de uso. Espaços de convivência e de reuniões devem receber atenção extra durante a reformulação, seguindo os protocolos de segurança.

Neste contexto, projetos que atendam aos protocolos mencionados acima, como o Six Feet Office, validado pela NSF internacional e a Certificação Fitwel ganham destaque no mercado imobiliário corporativo, pois abordam justamente os pontos relevantes no contexto atual, promovendo segurança e bem estar nos escritórios.

Como nem todas as pessoas possuem condições para trabalharem em casa, seja pela infraestrutura ou por questões que comprometam a produtividade, muitos profissionais têm solicitado para retornarem aos escritórios. Com as novas regras de adensamento nos ambientes corporativos, pedidos de retorno ao trabalho e pedidos para se manterem em home office, empresas tem adotado o modelo híbrido, onde os funcionários vão ao escritório em forma de rodízio, dando preferência aos que precisam trabalhar presencialmente.

Com esse cenário se estabelecendo, fica claro que os escritórios físicos continuarão a ser essenciais para as empresas, e que eles precisarão passar por algumas adaptações, não apenas pelas questões sanitárias, mas pela nova forma como ele será utilizado daqui pra frente.

Além de um local com infraestrutura adequada, reforçar a cultura e os valores da empresa se tornaram mais do que importantes neste momento em que todos estamos longe. O escritório será o local em que os colaboradores vão poder se encontrar e interagir, fortalecendo os laços entre as equipes e tendo oportunidade de conhecer outras pessoas da empresa ou apenas conheçer pessoalmente uma pessoa com quem já trabalha há um tempo.

Featured Insights

Locação de Lajes Corporativas
Article • Office

LEASING OF CORPORATE SLABS

The real estate market has registered positive indicators, resulting from the improvement in the Brazilian economic environment. The investment in the construction of corporate projects is, by nature, a medium to long-term strategy, a factor that can be seen in the pipeline of new deliveries for the next three years, when the inauguration of approximately 243.8 thousand m² is planned.
10/4/2021
Euromoney Awards (image)
Article

Cushman & Wakefield Named World’s Best Real Estate Advisor and Consultant by Euromoney

Cushman & Wakefield (NYSE: CWK) was named the best commercial real estate consultancy in the world for the fourth consecutive year by Euromoney's Global Real Estate Survey 2021.
9/23/2021
Future of Workplace (image)
Article • Office

Commercial slab x Corporate slab

There are several options for projects in the real estate market that are aimed at companies, with different sizes, benefits and characteristics. Finding the ideal space for your company is a task that involves variables such as location, property type, documentation, infrastructure and value, and can be quite complex.
Raquel Miralles • 9/13/2021

CAN'T FIND WHAT YOU'RE LOOKING FOR?

Get in touch with one of our professionals.